O artista penedense Marcos Antônio Ramos dos Santos, mais conhecido como Castanha, tem obras em navios transatlânticos, já foi recebido pelo ex-presidente Lula, tem trabalhos encomendados pelo governo de Alagoas e peça incluída em abertura de novela da Globo.

O talento nato do artesão penedense e a projeção de Penedo junto com seus trabalhos são motivo de dívida do município para com o artista, conforme reconheceu o Vereador Nelsinho (Antônio Nélson Oliveira de Azevedo Filho) durante a sessão de quinta-feira, 12, na Câmara Municipal de Penedo.

Diante dessa situação, o parlamentar sugeriu a entrega da comenda Barão de Penedo – honraria concedida pelo Poder Executivo Municipal – para Marcos Castanha, homenagem que recebeu o apoio dos demais parlamentares.

Repúdio

Ainda na mesma sessão, Nelsinho requer explicações da Secretaria Municipal de Cultura sobre a falta de apoio para a Mostra de Arte e Cultura, evento que não será realizado em 2019, o que motivo o repúdio do vereador devido a ausência de apoio institucional.

Sobre o investimento do Banco de Desenvolvimento de América Latina (R$ 30 milhões) para obras no setor do turismo, Nelsinho revelou sua preocupação com o endividamento do município, solicitando que o governo faça os projetos executivos que justifiquem o financiamento.

“Os projetos são importantes, mas não acredito que custem R$ 30 milhões de reais”, declarou, cobrando a apresentação dos projetos arquitetônicos e informações sobre o empréstimo, frisando que apoia iniciativas direcionadas para turismo e cultura, desde que desenvolvidas com profissionalismo.