O Dia do Folclore é comemorado no Brasil em 22 de agosto, data celebrada pelo Vereador Bili Marques (Josué Marques da Silva) durante a sessão da Câmara Municipal de Penedo realizada na quinta-feira, 22.

Em seu discurso, o parlamentar que é historiador e membro da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências (APLACC) enalteceu figuras representativas do saber popular que viveram no município, como Mestre Eduardo – criador do Guerreiro Treme Terra – e destacou manifestações folclóricas como pastoril, capoeira e chegança.

Bili Marques também comentou a situação de crise no país, frisando o retorno de pessoas conhecidas que deixaram Penedo em busca de emprego e acabaram retornando por não ter encontrado situação melhor fora da cidade natal. Para o parlamentar, o governo federal erra em suas medidas, inclusive nos cortes em programas sociais, agravando a situação da população brasileira.