Câmara Municipal de Penedo aprova prioridades para pessoas com fibromialgia

Pessoas com fibromialgia passam a ter prioridade no atendimento em locais públicos e privados e ainda direito à vaga em estacionamento de veículos no município de Penedo. Estes são os pontos principais do Projeto de Lei de autoria do Vereador Bili Marques aprovado no plenário e encaminhado para sanção ou veto do Poder Executivo.

A matéria votada durante a durante a sessão realizada nessa quinta-feira, 29 de março, também estabelece a data 12 de Maio como Dia do Portador de Fibromialgia, síndrome caracterizada por dores prolongadas em diferentes regiões do corpo, principalmente articulações, músculos e tendões, e que afeta principalmente mulheres.

Estudos recentes apontam que a cada dez pessoas diagnosticadas com fibromialgia, oito são do sexo feminino. O problema é grave, causador de dores de cabeça, distúrbios do sono e fadiga, com relação direta para o desenvolvimento de ansiedade e depressão.

Cidadão penedense

Ainda durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Penedo neste mês de Março, os parlamentares aprovaram o decreto legislativo de autoria do Vereador Ernande Pinheiro que concede o título de cidadão penedense ao empresário Dogival Vasconcelos, popularmente conhecido como ‘Dogi do Laçador’, referência ao restaurante e pousada do homenageado.

Reforma administrativa

A proposta de reforma administrativa divulgada pelo Poder Executivo Municipal é aguardada pelos legisladores que abriram debate sobre o tema. Assim que a matéria for protocolada na CMP, seguirá a tramitação pertinente, conforme exposto pelos edis que já se comprometeram em analisar a proposta ponto a ponto.

O Presidente Marcelo Pereira afirmou que as assessorias jurídica e contábil da Câmara Municipal de Penedo estão à disposição dos parlamentares que necessitarem de orientação especializada sobre temas incluídos na reforma administrativa.

Saúde

O tema saúde pública também foi debatido no plenário, dos avanços registrados em Penedo durante a gestão do prefeito Március Beltrão aos problemas que precisam ser corrigidos, entre eles a ausência de médicos no PSF e a prioridade para ambulâncias na zona rural.

O Presidente Marcelo Pereira informou o envio de ofício à Secretaria de Saúde para que o gestor da pasta informe a data para a realização de audiência, solicitação ainda sem retorno até ontem (quinta-feira, 29).

Por Fernando Vinícius, jornalista a serviço da Câmara Municipal de Penedo

Siga a CMP nas redes sociais: camarapenedo (Instagram e Facebook)