A Câmara Municipal de Penedo (CMP) recebeu a Associação de Assistência à Portadores de Câncer durante a última sessão ordinária realizada neste mês de agosto. Representada por sua presidente, a advogada Sandra Alves, a entidade expôs as dificuldades relacionadas aos que precisam de tratamento no setor de Oncologia.

Segundo Sandra Alves, mulheres suspenderam tratamento de quimioterapia por estarem subnutridas, situação que favorece o avanço da doença que leva ao óbito. A representante disse ainda que o prazo para início do tratamento, 60 dias a partir do diagnóstico, não é cumprido, panorama semelhante ao do resto do estado e do país.

O núcleo penedense da associação que completará o primeiro ano de sua fundação em outubro pede o cumprimento da legislação para pacientes em tratamento de câncer e a efetivação de um grande projeto de prevenção.

Sandra Alves informou que solicitou ao governo municipal cestas básicas para atender as pacientes desnutridas e a relação de pessoas diagnosticadas com câncer, por unidade de saúde de Penedo, reforçando a necessidade da assistência durante cerca de 5 anos, período mínimo de um tratamento oncológico.

A solicitação recebeu apoio da Câmara que, somente na atual legislatura, aprovou dois projetos de lei relacionados ao tratamento de câncer: um que assegura transporte exclusivo, de responsabilidade do município, para pacientes assistidos fora de Penedo e o outro que prioriza, no âmbito dos programas públicos, prioridade na inscrição de pessoas acometidas pela doença.

O presidente da Câmara Municipal de Penedo, Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó), determinou que a Comissão Parlamentar de Fiscalização se informe a respeito do cumprimento da legislação referente ao tratamento oncológico no âmbito da rede municipal.

A Câmara Municipal de Penedo realiza suas sessões ordinárias todas as quintas-feiras, a partir das 14h30, com transmissão ao vivo na página oficial da casa legislativa.