Vereadores repudiam fechamento da agência da Receita Federal em Penedo

Reunidos em sessão ordinária na Câmara Municipal de Penedo (CMP) nesta quinta-feira, 05 de julho, parlamentares aprovaram indicação do Vice-Presidente da Casa Legislativa, Vereador Ernande Pinheiro, repudiando o fechamento da agência da Receita Federal em Penedo.

Além da crítica à determinação do governo federal, a Câmara Municipal de Penedo atua para tenta reverter a situação que prejudica não só a população da cidade histórica. Todos os municípios da região do Baixo São Francisco e alguns do Litoral Sul têm a agência penedense como referência para atendimento e solução de problemas relacionados com a Receita Federal.

“Que economia o governo federal vai fazer fechando a agência que tem apenas dois servidores efetivos e mais três terceirizados?”, questionou Ernande Pinheiro na tribuna da Câmara. O Vice-Presidente da CMP disse ainda que tratou do assunto com o governador Renan Filho e membros da bancada federal que estiveram em Penedo no domingo, 01 de julho, quando ocorreram entregas de investimentos em áreas públicas.

A cobrança de apoio para que a agência da Receita seja reaberta em Penedo não se limitou ao contato com Renan Filhos, o senador Renan Calheiros e deputados. O Presidente da CMP, Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó), informou que uma comitiva de vereadores penedense tem encontro agendado na próxima segunda-feira, 08, com o senador Benedito de Lira e o deputado Ronaldo Lessa, em Maceió.

“A vereadora Raquel Tavares marcou a reunião e nós vamos levar esse pleito até porque entendemos que Benedito de Lira é hoje o político alagoano com mais influência junto ao governo federal. Estamos fazendo a nossa parte para que tentar reverter essa situação”, declarou Júnior do Tó.

O líder da bancada de oposição, Vereador Antônio Nélson Oliveira de Azevedo Filho (Nelsinho), parabenizou a atuação do Poder Legislativo Municipal. “Todo esforço político é louvável para que Penedo não seja penalizada”, afirmou, sugerindo que cada colega parlamentar também converse com deputados e senadores aliados sobre o tema.

Fagner Matias também se pronunciou em seu discurso na tribuna da CMP. “É inadmissível que Penedo perca uma agência de tanta importância como é a da Receita Federal”, disse o parlamentar, frisando o prejuízo incalculável causado aos moradores de Penedo e demais municípios atendidos no setor fechado por decisão do governo federal.

Autor da indicação de repúdio aprovada por unanimidade, Ernande Pinheiro destacou ainda que o deputado estadual Ronaldo Medeiros assumiu o compromisso de cobrar a reativação da agência da Receita em Penedo na Assembleia Legislativa.

O Vice-Presidente da CMP também enalteceu o trabalho da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Penedo e do SindiLojas. As duas entidades reuniram empresários, lojistas, contadores e representantes de outros setores para elaborar um documento que fundamente a necessidade de reativação da agência da Receita Federal em Penedo. A CMP também participou do debate, representada na oportunidade pelos vereadores Ernande Pinheiro e Fagner Matias.