João Lucas cobra informações sobre a compra de quentinhas pela Prefeitura de Penedo

Vereador João Lucas

O Vereador João Lucas está cobrando informações do Prefeito Március Beltrão a respeito da compra de quentinhas pelo município. O parlamentar formalizou requerimento sobre o tema durante a sessão realizada na Câmara Municipal de Penedo nesta quinta-feira, 15 de março.

“O prefeito Március Beltrão assinou um contrato com duas empresas de Penedo, contratando 363 mil reais de quentinha. Isso me causa estranheza, parece até que se lava dinheiro com quentinha aqui em Penedo. Não estou afirmando, estou dizendo que parece”, ressaltou durante a defesa do requerimento aprovado por unanimidade de votos.

De acordo com o vereador, o contrato prevê que uma empresa receberá 296 mil reais pelo fornecimento de alimentação enquanto a outra terá 67 mil reais. O contrato válido por oito meses atende duas empresas sediadas em Penedo.

“Eu fiz as contas e esse valor dá comprar 37 mil quentinhas, dá para alimentar mais da metade da população penedense”, comparou João Lucas. Além disso, o valor total do contrato “dá para fazer a reforma do mercado público”, frisou o parlamentar.

“Como fiscalizador do município, eu quero informações sobre como o gestor pretende gastar esse recurso”, afirmou sobre o requerimento cuja resposta deve especificar os setores da administração atendidos com a alimentação e o valor respectivo de cada fornecimento.

Durante a discussão do tema, o Vereador Macaxeira fez um ‘cálculo rápido’ e informou que servidores da UPA e do Samu consomem 48 quentinhas por dia. Em um mês, o fornecimento resulta no emprego de aproximadamente 108 mil reais.

“No meu entendimento, só esses dois órgãos que o município tem que oferecer alimentação, Samu e UPA”, disse João Lucas, acrescentando que o sistema de trabalho adotado pelo governo atual, em horário comercial, faz com que os funcionários dos demais setores da administração municipal façam suas refeições em casa.

Presidindo a sessão legislativa, o Vereador Ernande Pinheiro assegurou que o requerimento será levado à Procuradoria Geral do Município e ao Gabinete do Prefeito de Penedo.

Em 2017, João Lucas revelou que a prefeitura destinou R$ 208 mil reais para comprar quentinhas nas mesmas empresas relacionadas no contrato de 2018. “Não deu em nada, mas eu tenho o sentimento de dever cumprido, só que sozinho eu não tenho como fazer nada”, disse João Lucas sobre a denúncia.