Reunião iniciou às 15h e foi até às 18h com uma conclusão entre todos.

Vários servidores efetivos do município de Penedo compareceram na tarde desta terça-feira (8) ao chamamento para discussão e esclarecimento sobre o Regime de Previdência Própria em que o município está disposto a adotar. Os vereadores: Fagner Matias, Ernande Pinheiro, Nelsinho Azevedo, Edivaldo Santos, Raquel Tavares e José Carlos Vicente (Macaxeira), representaram toda a Câmara de Penedo e participaram ativamente dos discursos, onde foi dado a eles o direito da fala.

O Consultor de Previdência, Dr. Luiz Gustavo Ávila Mendonça, que foi enviado pela Prefeitura de Penedo para que pudesse esclarecer todos os pontos do anteprojeto que cria a Previdência Própria de Penedo, iniciou uma pequena apresentação sobre o que é a previdência; Seus benefícios e riscos; Casos de sucessos em várias cidades do país; Seguridade aos servidores, entre outros pontos. Sua pequena palestra e seu grau de conhecimento foi elogiado pelo público em geral, porém uma grande dúvida ainda pairava sobre o assunto e os funcionários públicos ainda realizaram diversas perguntas sobre o tema.

VEREADORES TAMBÉM PARTICIPAM ATIVAMENTE

Com a permissão da Presidente do Sindspem, Ana Flávia Teixeira, o vereador Fagner Matias usou da fala para enaltecer a elaboração do novo projeto feito pelo palestrante, diferentemente do antigo que, segundo o vereador, não estava a contento. Fagner também indagou sobre a nomeação do Presidente da Previdência, pois gostaria que essa nomeação fosse aprovada pela Câmara de Penedo e o responsável fosse servidor efetivo. Dr. Gustavo relato que essas mudanças eram possíveis sem nenhum problema.

Já o vereador Nelsinho realizou duras críticas a gestão municipal, alegando que os servidores não estavam desconfiando do projeto em si, nem muito menos do consultor, o edil ressaltou que os funcionários não estavam acreditando devido a estarem “apanhando” do governo municipal quanto a questões de aumento e reajuste salarial e que também que o governo municipal não estava nem cumprindo uma sentença judicial.

Nelsinho fez menção ao episódio anterior onde o Poder Executivo apresentou um outro projeto, segundo ele, no final do ano onde grande parte dos vereadores tinham perdido a eleição e consequentemente não estavam participando ativamente das sessões. Ele afirmou ainda que alguns vereadores foram ludibriados, porém ele não.

“Eu consegui não ser ludibriado, por isso consegui ganhar tempo para que as pessoas do sindicato pudessem entrar em cena. Porque até então, na Câmara chegaram 11 projetos de lei, em 8º esse regime da Previdência. No final do ano, quando grande parte das pessoas estavam se preparando para o Natal e Ano Novo, quando grande parte dos vereadores já não ia mais pra sessão, porque tinham alguns que perderam a eleição… então foi nesse ambiente, sem a mínima discussão, sem o mínimo aviso, que foi colocado esse projeto mal feito.” disse o vereador Nelsinho.

Também usando a fala, o último inscrito, José Carlos Vicente, o popular ‘Macaxeira’, foi muito sucinto em suas palavras e perguntou se os funcionários que aprovassem a previdência levantasse a mão, como já era esperado, ninguém levantou, logo ele afirmou que o prefeito Marcius Beltrão se comprometeu com todos os vereadores de bancada, que se 100% dos servidores não quisessem o projeto da previdência própria, o mesmo não colocaria em pauta na Câmara.

Os servidores aplaudiram a atitude do prefeito, relatada pelo vereador, em respeitar a decisão dos funcionários públicos de não quererem no momento este projeto de lei.

Para finalizar a reunião, a presidente Ana Flávia, atendeu a um pedido de desculpas dos colegas servidores quanto ao tratamento fervoroso dado ao consultor e alegou que a única resistência é com a falta de credibilidade de quem irá aplicar ou iria aplicar este projeto de lei. Ana Flávia agradeceu aos vereadores presentes, tanto aos que vieram como aos que se preocupam com os funcionários públicos, e também aos servidores que estiveram presente durante toda a reunião.

Assessoria Câmara