Secretária de Educação vai à Câmara de Penedo e responde críticas de vereadores

Cintya Alves foi convocada pelo vereador Antônio Nelson
Nesta sessão de quinta-feira, 11 de maio, foi a vez da chefe da pasta da Educação, se apresentar para os vereadores e também receber e responder a algumas críticas feitas pelos parlamentares.
Cintya Alves iniciou sua fala explanando sobre ações realizadas por ela e sua equipe desde que assumiu a Secretaria de Educação, no início deste ano. Falou da construção de uma proposta de nivelamento de aprendizagem, onde a proposta é elevar ainda mais o IDEB do município de Penedo, criando uma premiação para escola que ultrapassar a meta. Ressaltou também a renovação de convênios da IFAL com UFAL, para capacitação de professores, adesão da proposta da construção Quilombola e também citou a reativação da horta escolar.
Após breve esclarecimentos, o Presidente da Câmara, Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó), concedeu a palavra para o vereador Nelsinho, já que o mesmo foi o autor da convocação da secretária à Câmara. Nelsinho teve 15 minutos disponíveis para indagar alguns assuntos pertinentes a pasta.
Primeiramente o vereador pelo PSDC questionou como foi que a secretária avaliou a estrutura encontrada por ela na Educação. Cintya Alves afirmou que encontrou algumas escolas com problemas estruturais, precisando de reformas, onde a mesma explicou que trouxe um engenheiro para realizar avaliações estruturais em todas as escolas, inclusive com algumas já planilhadas e com projetos.
Nelsinho também fez duras críticas quanto as condições da Escola Ruth Mendonça (CAIC) que está abrigando provisoriamente alunos da Escola Douglas Apratto Tenório. O vereador mostrou em fotos como estavam péssimas as condições para os alunos.
O vereador Edivaldo Santos do PHS, também indagou a secretária e fez um pedido para que a reforma da Escola Douglas Apratto Tenório não fique apenas no papel, que ela seja concluída e que os alunos do bairro Santo Antônio retornem para uma unidade de ensino próximo as suas residências.
Já o vereador João Lucas (PRTB), pediu para que a secretária, antes de tudo, se apresentasse aos penedenses, pois o mesmo gostaria de saber sua qualidade técnica para assumir tal cargo, além de saber como foi feito o convite para assumir a chefia da Educação. Cintya Alves respondeu que é Engenheira Civil de formação, especialista de Segurança no Trabalho e também dava aula no IFAL em Viçosa-AL. Sobre o convite em assumir a pasta, a mesma alegou que foi convidada pelo prefeito Marcius Beltrão que lhe deu a oportunidade de fazer uma boa gestão. João Lucas afirmou que diante da fala da secretária no decorrer de sua apresentação, achou a mesma despreparada para o cargo e até ficou surpreso por ela ter ido até à Câmara de Vereadores. O vereador também alegou que visitou algumas escolas e que na escola Santa Luzia constatou que de todas as salas só tem um ar condicionado funcionando e só estava funcionando porque um pai de aluno consertou.


Valdinho Monteiro, do PSDB, questionou também Cintya Alves. Ele a indagou sobre sua autonomia na Educação. A Secretária foi enfática ao falar que tinha total liberdade para gerir a Educação Municipal. Valdinho então perguntou se a secretária teria conhecimento de quais escolas tinham problemas em suas estruturas e a mesma citou algumas. O parlamentar também perguntou se Cintya Alves, que é engenheira, estava na pasta certa para gerir a educação, já que ela própria não tinha experiência alguma para tal função. Ela retrucou e disse que estava no lugar correto e faria uma boa gerência.

Quem também participou ativamente foi o vereador José Carlos Vicente dos Santos, popularmente conhecido como Macaxeira Enfermeiro. O edil comentou que “jogar pedra é muito fácil”, mas fazer educação no município como Penedo é uma coisa bastante complexa. Macaxeira citou o trabalho de seu irmão, Ronaldo Vicente, enquanto foi Secretário de Educação. Ele frisou que seu familiar fez um bom trabalho à frente da pasta, e só não foi ótimo devido a não ter ‘carta branca’ para gerir. Macaxeira espera que a secretária dê condições para que a mesma faça o que acredita ser bom para a cidade. Sobre a Escola Douglas Apratto Tenório, Macaxeira afirmou que as pessoas devem ter mais responsabilidade ao tecer críticas sobre o assunto, mas que tem que cobrar da gestão para que a Educação seja priorizada.

Vereador Ernande Pinheiro (PR), tentou apaziguar a sessão em sua fala. Ele explanou que na Câmara não existe situação e nem oposição, todos os vereadores querem o bem da cidade e estão trabalhando para isto. Ernande deixou bem claro que Educação é prioridade e que, mesmo fiscalizando, também dá crédito para que a secretária possa empenhar um bom papel à frente da secretaria.




