O Secretário de Saúde prestou contas na Câmara Municipal de Penedo (CMP) nesta quinta-feira, 13 de outubro, sobre dados relativos ao segundo quadrimestre de 2016. Assessorado por coordenadores da pasta, Pedro Madeiro expôs números e metas do setor que recebeu 18% de investimentos do município no período de maio a agosto do ano correte.

Ao final da audiência pública, os vereadores elogiaram os avanços alcançados pelo setor a partir da gestão de Pedro Madeiro, acrescentando questionamentos e sugestões.

Derivan Thomaz perguntou se os equipamentos novos já foram instalados, se os médicos da rede da atenção básica estão sendo orientados em relação à solicitação de exames e pediu, de novo, envio de relatório sobre exames realizados em Coruripe por pacientes de Penedo. Ele também sugeriu a realização dos mutirões de saúde nos povoados de pequeno porte.

Já Dr. Raimundo observou distorção entre números apresentados por diferentes coordenadores sobre o atendimento de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo, sugerindo a ampliação do serviço noturno na área de saúde bucal, implantado em alguns postos, para a área médica.

A medida visa reduzir a busca por atendimento na UPA durante a noite, conforme explicou o vereador que também questionou se há entendimento com a Santa Casa de Penedo para a volta das cirurgias no Hospital Regional.

O vereador Valdinho Monteiro também sugeriu que o atendimento médico-odontológico no horário noturno também seja efetivado na zona rural pelo menos uma vez por mês, reforçando a necessidade da disponibilização de ambulância para a população dos povoados, principalmente durante a noite.

Antônio Nélson de Oliveira Azevedo Filho (Nelsinho) cobrou a disponibilização da relação de carros locados, valores dos contratos, beneficiados, ocupantes de cargos comissionados e pagamento de gratificação, informações que os vereadores precisam, seja para melhor cumprir a missão de fiscalizar como também para sugerir onde é possível economizar e investir.

Marcelo Pereira aproveitou para pedir que os serviços ofertados durante o período de campanha eleitoral sejam mantidos e ampliados, inclusive com a permanência de Pedro Madeiro à frente da Secretaria Municipal de Saúde.

Messias da Filó (Manoel Messias Lima) destacou que as atitudes e a boa vontade do Secretário Pedro Madeiro levaram a humanização dos serviços, tema de conversa entre o vereador e o gestor da pasta quando Madeiro assumiu a missão que passou a cumprir com planejamento, gerando as soluções que a população tanto cobrava.
Texto e fotos Fernando Vinícius – jornalista MTB 837/AL