Cidoca critica governo municipal por mais de 90 de greve na Educação

A greve na Educação em Penedo ultrapassa 90 dias, o que demonstra a falta de compromisso do Prefeito Március Beltrão com servidores, estudantes e pais de alunos. A avaliação do Vereador Cidoca (Alcides Anddrade Neto) foi exposta em seu discurso durante a reunião do Poder Legislativo realizada em 27 de agosto, quando também relacionou a paralisação com a municipalização do ensino.

“Uma gestão que não consegue tomar conta nem do que é dela também não conseguiria assumir mais responsabilidades com a municipalização do ensino e nós ainda aguardamos algumas respostas da administração, como a questão do seguro dos ‘amarelinhos’ e a revisão desses carros que transportam estudantes”, acrescentou em seu discurso na tribuna.

Ainda sobre o tema, Cidoca citou documento encaminhado pelo Sindspem (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) para a Câmara, ofício com estudo de impacto na folha de pessoal da Educação realizado pelo sindicato com dados informados pela Prefeitura de Penedo. Ao contrário do que alega a administração municipal, há previsão de recursos que assegure o atendimento das reivindicações.

O impasse entre servidores e gestão prejudica o ensino na rede pública. “É um ano perdido porque mesmo com a reposição das aulas, o aluno não vai aprender da forma como deveria se estivesse estudando normalmente”, declarou. Cidoca também criticou o Prefeito Március Beltrão por tentar mostrar, somente agora, alguma preocupação com o atraso na requalificação do Centro Histórico.

“Ele (o Prefeito Március Beltrão) agora está visitando as obras que foram iniciadas há mais de seis meses, está vendo o descontentamento da população, o prejuízo no comércio, mas isso só porque está pensando no ano que vem”, afirmou Cidoca sobre a mudança no gestor que antes era visto na cidade, quando vinha ao município, duas vezes na semana, conforme lembrou o parlamentar.

A má qualidade dos serviços realizados levou Cidoca a pedir análise do contrato da empresa contratada pelo Iphan. O Vereador que saber se o reaproveitamento de paralelepípedos está previsto na execução da obra bastante criticada por vereadores e população de Penedo.

Cidoca solicitou ainda que a Mesa Diretora informe quais são os projetos já sancionados para investigar a efetiva aplicação das propostas pela Prefeitura, citando como exemplo o agendamento de consultas e exames, por telefone, para gestantes e pessoas idosas em Penedo, matéria de sua autoria.

Outro projeto de autoria do Vereador Cidoca autoriza pagamento antecipado do 13º salário para servidora efetiva do município no 7º mês de gestação. Ele destaca que o direito é extensivo ao trabalhador efetivo da Prefeitura cuja esposa também esteja próxima de parir.