Mal súbito em vereadora interrompe sessão da Câmara Municipal de Penedo

Um mal súbito na Vereadora Lúcia Barbosa interrompeu a reunião ordinária na Câmara Municipal de Penedo (CMP) nesta quinta-feira, 02 de julho. Uma queda de pressão arterial fez a parlamentar precisar de atendimento ainda no plenário, com primeiros socorros realizados pelo médico e vereador Dr. Raimundo (Raimundo Jorge Rosário Souza).

Devidamente amparada pelos colegas parlamentares até a chegada de equipe do SAMU, a Vereadora recebeu assistência e foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde ficou em observação. O problema de saúde antecipou o fim da sessão que já havia registrado o uso da tribuna pelos Vereadores Antônio Nélson Oliveira de Azevedo Filho (Nelsinho) e Derivan Thomaz.

Em seu discurso, Nelsinho criticou a Prefeitura de Penedo, citando a instalação de cursos de medicina em Arapiraca e São Miguel dos Campos por meio do governo federal, acusando o governo atual de não tentar obter o investimento. O parlamentar destacou a importância da oferta para o desenvolvimento da cidade, acrescentando as condições que Penedo dispõe para atender as exigências do curso responsável pelas maiores concorrências nos vestibulares.

Já o Vereador Derivan Thomaz justificava o requerimento que não chegou a ser formalizado por conta do problema de saúde com a vereadora. Derivan Thomaz quer dados descritivos da Secretaria Municipal de Saúde sobre o programa de preparo de solo. O relatório que cobra deve informar quais foram as famílias beneficiadas em 2013 e 2014, comunidades atendidas, quanto combustível foi utilizado e licitação de equipamentos agrícolas.

Derivan Thomaz elogiava a entrega da patrulha mecanizada para Penedo, equipamentos que auxiliarão os trabalhos no campo, quando precisou interromper sua exposição. O vereador também havia comentado a impossibilidade de uso das sementes de feijão de arranca por conta da perda do tempo para iniciar o plantio da lavoura mais rentável para agricultores de baixa renda.

Ao encerrar a reunião, o Presidente Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó) informou a realização da última audiência pública sobre o processo de municipalização do trânsito em Penedo, debate organizado pela Prefeitura de Penedo que acontecerá no próximo dia 08 de julho no auditório da Casa de Aposentadoria.

Texto Fernando Vinícius – jornalista MTB 837/AL