Cobrança dos vereadores leva Prefeitura de Penedo a prestar contas na Câmara

Atendendo cobrança recorrente dos vereadores, finalmente a Prefeitura de Penedo prestou contas no plenário da Casa Legislativa, como determina legislação federal. A primeira audiência pública sobre receitas e despesas do governo atual aconteceu na tarde desta quarta-feira, 10, durante sessão extraordinária realizada no auditório da Casa de Aposentadoria.

Feita a exposição dos dados orçamentários dos primeiros quatros meses de 2015, o Secretário Municipal de Gestão Pública e Finanças Marcos Beltrão Siqueira foi sabatinado durante aproximadamente quatro horas e meia, inclusive por pessoas que estavam na assistência. Ele pediu desculpas pelo atraso na realização do ato, mencionando o agendamento de data para a audiência em dezembro de 2014, exposição cancelada por motivos não declarados.
Dados preocupantes

Além de responder a todos os questionamentos (confira resumo da participação de cada vereador logo mais abaixo), Marcos Beltrão revelou dados preocupantes: somente com o INSS, a Prefeitura de Penedo deve atualmente R$ 85 milhões. Além disso, o município ainda ultrapassa o limite legal com folha de pessoal, comprometendo 62% de sua receita, percentual que considera dados dos últimos doze meses.

Elogiado pela qualidade de suas respostas e a atenção dispensada à Câmara de Vereadores, Marcos Beltrão declarou que enviará cópias dos balancetes referente ao período exposto na audiência até a próxima sexta-feira, 12.

A primeira prestação de contas da Prefeitura de Penedo na Câmara deve repercutir na segunda sessão ordinária parlamentar do mês de julho, reunião prevista para começar às 14h30 de amanhã (quinta-feira, 11) no auditório da Casa de Aposentadoria, com transmissão em tempo real no endereço www.camarapenedo.al.gov.br, portal oficial do Poder Legislativo penedense.