Ronaldo Vicente questiona Secretária Vera Costa sobre pagamento de salário atrasado

O Vereador Ronaldo Vicente perguntou a Secretária de Saúde quando será retomado o pagamento dos salários atrasados dos servidores da pasta. As folhas que ainda restam de 2012 não tem prazo para quitação, mas estão sendo criadas “situações estratégicas” para finalizar o débito, conforme declarou Vera Costa, gestora do setor convocada para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal de Penedo nesta quinta-feira, 30.

Sobre as filas que se formam ainda de madrugada para marcação de exames e consultas na sede da Secretaria Municipal de Saúde, Vera Costa disse que se trata de pacientes que buscam atendimento no CAPS. Ela explicou que a localização distante do setor causou a mudança de local para agendamentos, mas ainda assim essa situação não precisaria ocorrer porque cerca de 70% precisam apenas da transcrição de receita, o que pode ser resolvido nos postos de saúde.

Vera Costa negou que exista sobrecarga de trabalho sobre o pessoal contratado (terceirizado) que atua na UPA de Penedo e que os agentes de saúde receberam fardamento, calçados e protetor solar. Ronaldo Vicente sugeriu que a Secretária visite os postos e use a “facilidade” que tem para explicar situações técnicas.

O Vereador falou sobre o projeto que coordena, direcionado para atendimento de idosos, atualmente duzentas pessoas que não recebem assistência da Secretaria Municipal de Ação Social, pedindo apoio da Secretaria de Saúde. Ele falou ainda sobre a criação da Pastoral do Idoso em Penedo, onde mais de 11% da população tem mais de 60 anos.