31.7 C
Penedo
04/03/21

Dr. Raimundo convoca população de Penedo para pré-conferências de saúde

O Conselho Municipal de Saúde informou ao Vereador Dr. Raimundo (Raimundo Jorge Rosário Souza) sobre agendamento pela Secretaria Municipal de Saúde das pré-conferências do setor, programação que antecede o evento que definirá prioridades e propostas para saúde pública em Penedo.

Para que cada comunidade tenha a oportunidade de fazer sugestões, ele convocou a mídia local e os colegas parlamentares para divulgar a necessidade de participação popular no processo. O apelo ocorreu durante a sessão parlamentar realizada nesta quarta-feira, 06.

“As pré-conferências e a Conferência Municipal de Saúde são o fórum onde o povo de Penedo tem que comparecer para dizer o que quer e onde tem que ser usado o dinheiro da saúde”, afirmou sobre a importância do tema.

Ainda em relação à saúde pública em Penedo, Dr. Raimundo criticou algumas justificativas e dados apresentados pela Secretária Vera Costa na na Câmara de Vereadores. O número de 49 mil consultas em 2014 não atinge a média de 1.8 consulta por habitante/ano, meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A afirmação é fundamentada na população do município, mais de 60 mil habitantes. Ou seja, se cada habitante tivesse feito apenas uma consulta, o número já deveria ser, no mínimo, igual ao da população de Penedo. O acompanhamento pré-natal também ficou abaixo do índice estipulado pelo governo federal, situações que mostram a precariedade da assistência atualmente prestada à população, segundo análise do Vereador.

Dr. Raimundo reclamou ainda da falta de condições de trabalho para o pessoal da área de saúde e da falta de transparência com recursos públicos, dados que deveriam constar em relatórios de gestão, conforme lei sancionada pelo então Presidente Fernando Collor.

Nem mesmo o Painel de Metas e Indicadores que a Secretaria Municipal de Saúde deveria divulgar é de conhecimento público em Penedo, outro ponto que atesta a falta de cumprimento de obrigações institucionais da atual gestão.

Leia também

Vereadores definem composição das Comissões da Câmara Municipal de Penedo

Ascom CMP As Comissões Parlamentares Permanentes da Câmara Municipal de Penedo (CMP) estão com seus respectivos componentes definidos. As indicações são formalizadas à Mesa Diretora pelos...

Presidente do Conselho Tutelar é sabatinado na Câmara Municipal de Penedo

Em atendimento à convocação formalizada pelo Vereador Sargento Marival, o presidente do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiro Lucimar da...

Vereador Sargento Marival questiona Presidente do Conselho Tutelar

Questionamentos sobre assistência ofertada à população, atendimento ao público, escala de trabalho dos conselheiros, eleição da diretoria e crianças acolhidas em abrigo onde uma...