Câmara Municipal de Penedo convoca Secretária de Saúde Vera Costa

A Câmara Municipal de Penedo (CMP) aprovou a convocação da Secretária de Saúde de Penedo, Vera Costa, com objetivo de obter informações oficiais sobre o uso de recursos destinados à pasta. A solicitação do vereador Nelsinho (Antônio Nélson Oliveira de Azevedo Filho) foi aprovada por unanimidade de votos durante a sessão realizada nesta quinta-feira, 16.

A ocupante do cargo terá quinze dias para se apresentar no plenário, conforme decidido durante a reunião que registrou ainda a execução do programa municipal de preparo de solo para pequenos produtores. Lei promulgada em 2010 estipula que cada produtor que sobrevive em regime de agricultura familiar tem direito a três horas de máquina (trator) para arar a terra onde realiza o plantio.

Amparado nessa conquista dos trabalhadores rurais que residem em Penedo, o vereador Valdinho Monteiro requereu, com aprovação unânime no plenário, informações da Secretaria Municipal de Agricultura. Em nome dos agricultores que têm feito o questionamento, os parlamentares querem saber se haverá preparo de solo em 2015 e quando o programa será iniciado, cobrando ainda informações sobre a distribuição de sementes em Penedo.

A ausência de informações oficiais da atual administração foi novamente criticada pelos vereadores. Além de não responder os questionamentos dos vereadores, a gestão Március Beltrão nunca prestou contas das receitas e despesas na Câmara Municipal de Penedo, desrespeitando a legislação, apesar das cobranças constantes. Agora, nem mesmo a palavra de um secretário municipal, empenhada diante dos vereadores, é cumprida.

A queixa deve-se a ausência dos dados solicitados por vereadores ao gestor da Secretaria Municipal de Educação, Luciano Lucena. O compromisso assumido pelo representante do primeiro escalão da administração municipal durante audiência pública realizada em primeiro de abril ainda não foi cumprido, o que só faz aumentar a falta de crédito do atual governo para com os parlamentares e a população penedense.

Texto e foto Fernando Vinícius – jornalista MTB 837/AL