Custo do abate de animais fora de Penedo é apresentado

Graças ao empenho da Câmara Municipal de Penedo (CMP), mais um passo foi dado na busca da solução para o abate de animais e a comercialização de carne no município. Em razão da audiência pública organizada pela CMP, representantes do Poder Legislativo e da Prefeitura de Penedo voltaram a se reunir com marchantes, fornecedores de gado e comerciantes de carne para apresentar os custos relativos ao uso do Frigorífico Nutrial, situado em Propriá-SE.

Durante o encontro realizado na tarde desta segunda, 17, com a presença dos vereadores Alcides Andrade Neto (Cidoca), Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó) e Marcelo Lins Pereira, o Secretário Municipal de Agricultura Ricardo Araújo distribuiu cópia de mensagem eletrônica que recebeu de representante da indústria sergipana autorizada pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). A taxa de abate dos bovinos, por unidade, é de R$ 110,00 (sem frete). Com o transporte da carne entregue exclusivamente resfriada, o valor passa para R$ 130,00.

Para suínos e ovinos, sem frete, o valor é R$ 40,00, com acréscimo de mais dez reais, por unidade, com transporte da carne do frigorífico que também informa valores para entrega do couro e fatos. O Secretário Ricardo Araújo também trouxe dados da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) sobre o ICMS a ser cobrado, mas diante das dúvidas apresentadas no encontro, foi marcada uma reunião às 11 horas desta terça-feira, 18, no prédio da Sefaz em Penedo.

Por Fernando Vinícius – jornalista MTB 837/AL