Resumo Sessão Câmara Municipal de Penedo – 18 de junho de 2014

0
271

Em virtude do feriado de Corpus Christhi, a Câmara Municipal de Penedo (CMP) antecipou a sessão ordinária que ocorre todas as quintas-feiras, a partir das 14h30, para a noite desta quarta-feira, 18. Os assuntos que dominaram a pauta da reunião foram os desdobramentos de denúncia lançada na internet e a necessidade de realização de campanha para combater o surto de dengue em Penedo.

Declarando-se “estarrecido” com uma postagem publicada em rede social por Valquíria Nobre – Diretora do 3º Centro de Saúde de Penedo, o antigo Sesp -, o vereador Derivan Thomaz requereu apuração da denúncia divulgada no perfil pessoal do Facebook da citada ocupante de cargo de confiança do prefeito Március Beltrão.

Derivan Thomaz leu a postagem que diz que “certos vereadores da bancada de situação” criticam a gestão atual no plenário da Câmara, mas depois vão ao gabinete do prefeito para “fazer pedidos, tem esposa, parentes e cabos eleitorais empregados ou com carros locados”.

Nepotismo na prefeitura

Considerando que o Ministério Público Estadual determinou, em 2013, o afastamento de todos os beneficiados por nepotismo de cargos lotados na Prefeitura de Penedo, Derivan Thomaz pediu envio de cópia do requerimento, encaminhado em nome da Câmara, ao promotor de justiça Adriano Barros. O objetivo é investigar, junto com os vereadores, a suposta permanência da irregularidade na gestão atual.

Derivan Thomaz fez duras críticas à postagem de Valquíria Nobre, acrescentando que a diretora já havia mencionado, de forma negativa, o líder do governo Manoel Messias Lima (Messias da Filó) em outro comentário publicado no Facebook.

Aprovado por unanimidade, o requerimento recebeu aditivo sobre a relação descritiva de carros locados pelo governo municipal, solicitação já feita anteriormente à Prefeitura de Penedo e ainda não entregue, assim como outros documentos. A renovação da solicitação pretende saber quantos veículos estão alugados ao município, quem recebe e para qual secretaria/setor o serviço é prestado, pedido feito por Valdinho Monteiro.

Surto de dengue

Preocupado com o aumento dos casos de dengue em Penedo, o vereador Raimundo Jorge Rosário Souza (Dr. Raimundo) cobrou providências da Secretaria Municipal de Saúde, sugerindo a realização de campanha de conscientização e mutirão de limpeza, principalmente nos bairros com maior incidência dos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Segundo o parlamentar, Penedo vive um “surto epidêmico” de dengue e dos 21 agentes de endemias que atuavam diretamente no combate ao problema de saúde pública, cerca de 15 estão nas ruas. Os demais se encontram de licença ou trabalhando na sede. A redução dos agentes de endemias faz com que áreas fiquem desassistidas, com casas visitadas a cada seis meses quando o ciclo recomendado é de a cada dois meses.

“Eu estou achando que a administração está esperando que alguém importante da gestão morra por causa de dengue, aí sim é que vão fazer campanha, mutirão de limpeza, botar carro de som na rua, carro fumacê”, disse o vereador que não isenta a população de culpa pelo aumento de casos de dengue.

Parar Penedo

A falta de cuidado em quintais, oficinas, borracharias e ferros velhos permanece, criando pontos de proliferação do mosquito transmissor da doença. Para frear o avanço da dengue na cidade, Dr. Raimundo propôs “parar Penedo” por um dia, colocando funcionários públicos, vereadores, familiares, estudantes e a população em geral para atuar em um grande mutirão.

O incentivo à participação viria com a troca de pão por saco de lixo para a coleta de recipientes que armazenam água, com a Secretaria Municipal de Assistência Social disponibilizando cinco mil reais para a compra do pão em padarias da cidade, alimento a ser trocado.

“E não venham me dizer que não há rubrica para esse tipo de ação social”, argumentou o vereador, acrescentando a participação de veículos da Secretaria de Serviços Públicos para recolher o material coletado durante o mutirão.

Balancetes da Prefeitura

De sua posição na bancada parlamentar, o vereador Antônio Nélson Oliveira de Azevedo Filho (Nelsinho) perguntou à Mesa Diretora se a Câmara havia recebido balancetes de contas da Prefeitura de Penedo, conforme prometeu o Secretário Municipal de Gestão Pública e Finanças, Luciano Barros Lucena, durante a audiência pública realizada naquele mesmo auditório na semana passada.

Por meio da Direção da CMP, o vereador foi informado que os balancetes não chegaram na Casa Legislativa, apenas houve a entrega de cópia da folha de pagamento de pessoal relativa ao mês de maio de 2014, documento encaminhado em mídia digital. Como os balancetes não foram enviados, Nelsinho declarou sua decepção e avaliou que a atual gestão faz os vereadores de “palhaços”, pedindo desculpas pela expressão.

Abertura de crédito

A Prefeitura de Penedo encaminhou à Câmara pedido de abertura de crédito no valor de um milhão e quatrocentos e vinte e um mil reais para construir uma unidade de ensino infantil no aterro da Lagoa do Oiteiro. Na mesma mensagem lida pelo vereador Derivan Thomaz na tribuna parlamentar existe ainda a solicitação, por parte do Poder Executivo, de mais R$ 21 mil para manutenção de ações da área de ensino infantil.

Outra solicitação apresentada à Câmara Municipal de Penedo vem dos evangélicos, via Poder Executivo, que pedem alteração de data instituída no calendário de eventos do município. Comemorado a cada segundo sábado de julho, conforme definido no Projeto de Lei de autoria do vereador Derivan Thomaz aprovado em 2013, o Dia do Evangélico passará a ser celebrado no último sábado de outubro.

Balancetes do SAAE

O vereador Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó) formalizou requerimento ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) solicitando os balancetes da autarquia municipal que não prestas contas à Câmara Municipal de Penedo.

O vereador Nelsinho também fez requerimento ao SAAE, pedindo a recuperação da Avenida Joaquim Mazzone, via que era pavimentada e agora é de terra e esburacada por causa das intervenções do SAAE na referida rua, segundo o parlamentar

Ainda em relação ao SAAE, o vereador Valdinho Monteiro destacou que a caixa d’água do povoado Capela ficou sem tampa por um mês e meio e que autarquia é eficiente apenas para efetuar a suspensão do fornecimento de água dos consumidores.

Intensificar rondas

Já o vereador Ronaldo Vicente solicitou ao 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) intensificar rondas na cidade e povoados de Penedo no horário de aproximação do “raiar do dia”. O motivo é o aumento de roubos de motos nesse período, conforme ouviu de pessoas que usam moto para trabalhar e agora temem pela perda do meio de transporte ou da própria vida.

Ronaldo Vicente frisou que sabe das dificuldades de efetivo e viatura da Polícia Militar, mas não pode se omitir, enquanto vereador, diante de uma solicitação da população penedense.

Derivan Thomaz fez indicação à Secretaria de Serviços Públicos para construção de um redutor de velocidade na estrada nova do Povoado Marituba, equipamento necessário para diminuir os acidentes no percurso sinuoso da rodovia.

Multar borracheiros

Para conter o avanço da dengue, a vereadora Lúcia Barbosa sugeriu multar os donos de borracharia que deixam acumular água nos pneus, propiciando focos de proliferação do mosquito da dengue.

Ela também solicitou envio de telegrama de parabéns a Fabinho, responsável pela quadrilha junina Chapéu de Couro que representou Penedo em concurso realizado em Maceió, e também a Luís Dantas, diretor do mais novo site de notícias de Penedo (www.agoratemnoticia.com.br).

Lúcia Barbosa propôs ainda que as reuniões ordinárias da CMP passem a ocorrer no período noturno, facilitando a presença das pessoas que tem interesse em acompanhar o trabalho dos vereadores no plenário, mas não podem porque trabalham durante o dia.

CMP na internet

A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Penedo está marcada para quinta-feira, 26 de junho, a partir das 14h30, no auditório da Casa de Aposentadoria. As sessões da CMP são transmitidas, ao vivo, com áudio e vídeo, através do endereço www.camarapenedo.al.gov.br

Por Fernando Vinícius – jornalista MTB 837 AL

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here