Derivan Thomaz

o vereador criticou a omissão do seu nome na divulgação feita pela Prefeitura de Penedo a respeito da entrega de equipamentos no povoado Tabuleiro dos Negros. O benefício que chegou para a comunidade remanescente quilombola é resultado do esforço realizado por Derivan Thomaz, ainda em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Penedo, quando iniciou a articulação com o então deputado federal Joaquim Beltrão, parlamentar que destinou verba para a aquisição do maquinário via Codevasf.

“Na matéria distribuída pela Secretaria de Comunicação até parece que o vereador nem existe. Se tem alguém pegando carona nesse processo, não sou eu, tem gente se aproveitando das minhas iniciativas”, reclamou Deriva Thomaz, pedindo a revisão da divulgação que lhe faltou com respeito, conforme declarou na tribuna da Câmara Municipal de Penedo. Em tom indignado, o parlamentar falou do seu repúdio e que é preciso ser honesto e responsável nos trabalhos de divulgação.

“O governo participa do processo, mas é uma pena que ele não entenda que eu também participo”, acrescentou, frisando que o povo sabe quem, de fato, trabalhou naquela “ação positiva” e que são esses episódios que “enojam a política”, relacionando o episódio com sua decisão anterior de não mais se candidatar a vereador, posição reafirmada na tribuna como irrevogável. Nem mesmo o apelo dos colegas parlamentares que declararam apoio à indignação do vereador e pediram para que revisse a medida o fizeram mudar de ideia.

Ainda sobre a entrega de um trator, implementos agrícolas e máquinas de costura no Tabuleiro dos Negros, Derivan Thomaz agradeceu a receptividades dos moradores e afirmou que continuará lutando para que os remanescentes quilombolas alcancem os benefícios previstos em lei. Um dos avanços já obtidos é a redução na taxa da energia elétrica, com Derivan se comprometendo em encaminhar o processo que determina cobrança a menor da tarifa da água tratada, serviço feito em Penedo pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Derivan Thomaz também afirmou que continuará atuando em defesa do servidor público municipal, com ou sem mandato, e parabenizou a prefeitura por sua aproximação com os moradores da zona rural, referindo-se à distribuição das cestas nutricionais para gestantes, feita na comunidade Tabuleiro dos Negros, sugerindo que também estenda aos povoados o serviço de emissão de documentos pessoais, como identidade e carteira de trabalho.

O vereador divulgou ainda que as reclamações relacionadas à prestação dos serviços na área de saúde contam agora com um site lançado pela Associação de Médicos do Brasil, no endereço www.caixapretadasaude.org.br