Recurso está na conta, mas prefeitura não faz a obra, afirma Dr. Raimundo

O prédio do 3º Centro de Saúde, o antigo Sesp, está parcialmente interditado por determinação do Corpo de Bombeiros por causa de problemas na estrutura do imóvel. Apesar da necessidade da recuperação e da disponibilidade de recurso para a obra, a Prefeitura de Penedo não realiza o serviço, conforme questionou o vereador Raimundo Souza (Dr. Raimundo).

“Eu não sei por que cargas d’água ainda não foi iniciado”, declarou na tribuna da Câmara Municipal de Penedo (CMP) na sessão de quinta-feira, 31. O parlamentar disse que identificou a liberação da verba para a obra no portal da saúde na Internet (www.portaldasaude.com.br). A falta de informações da administração municipal para a CMP, principalmente sobre o uso de recursos públicos, também foi criticada pelo vereador que tem cobrado a prestação de contas, conforme determina a legislação.

Posto Ponta Mofina

Dr. Raimundo fez também uma revelação preocupante: ele disse que colocou-se à disposição  da Secretaria Municipal de Saúde para atender toda sexta-feira à tarde no posto de saúde do povoado Ponta Mofina, sem cobrar “um centavo” pelo serviço, mas ainda aguarda retorno da proposta. Em relação às médicas cubanas que trabalharão em Penedo, ele pediu que a população receba as companheiras de profissão com carinho, frisando ter sido contra a autorização do trabalho para estrangeiros que não fizeram o teste de revalidação do diploma.

Ainda sobre a área da saúde em Penedo, Dr. Raimundo frisou que durante sua gestão na Secretaria Municipal de Saúde (1997-2000 e 2001-2004), Penedo não necessitava de muitas ambulâncias porque os pacientes eram estabilizados e operados na cidade. “Nós éramos a cidade com menor quantidade de remoção de pacientes para Arapiraca ou Maceió”, afirmou em meio ao debate sobre as ambulâncias sem condições de uso e a compra de novos veículos.

Desconto das faltas

Homem público transparente em suas ações e cidadão de honestidade inquestionável, Dr. Raimundo informou que está bancando a retomada da transmissão das sessões pela AM São Francisco e que não comparecerá nas duas próximas sessões por motivos pessoais. Sendo assim, o vereador autorizou a Mesa Diretora descontar as faltas do seu salário, sendo que o valor de cada ausência repassado de forma igualitária para duas entidades que prestam reconhecido serviço social em Penedo: o Lar de Nazaré e o Centro Juvenil Maria Auxiliadora.

O vereador participou do debate sobre o Sport Club Penedense, apresentando sugestões, e na forma regimental, solicitou da Eletrobras Alagoas a instalação de rede trifásica no acesso ao povoado Tabuleiro dos Negros, comunidade remanescente quilombola. Dr. Raimundo também fez algumas considerações em relação ao Projeto de Lei que criou a Unidade Executora do PAC Cidades Históricas, frisando que há servidores efetivos da Prefeitura para desenvolver as atribuições dos cargos criados, nomeando apenas para as funções que não tenham profissional habilitado nos quadros da administração municipal.