Dr. Raimundo cobra e sugere medidas para melhorar saúde pública

O vereador Dr. Raimundo (Raimundo Jorge Rosário Souza/DEM) tem marcado seu trabalho parlamentar com forte atuação em defesa de uma saúde pública de boa qualidade. Nesta quinta-feira, 11 de abril, o médico e ex-Secretário de Saúde de Penedo que está em seu segundo mandato voltou a cobrar e sugerir medidas para melhorar a prestação do serviço essencial.

Da tribuna da Câmara Municipal de Penedo, Dr. Raimundo lembrou que no último dia 07 de abril se comemorou mais um Dia Mundial da Saúde, data que merece reflexão sobre o setor em Penedo, com foco no usuário, seja criança, adulto ou idoso. Apesar de reconhecer que os recursos são insuficientes e que é “complicado” fazer saúde, Dr. Raimundo cobrou o cumprimento do que foi decidido na Conferência Municipal de Saúde realizada em 2012.

Falta de médicos

“Vou cobrar porque estamos sendo cobrados e é nossa obrigação fazer isso”, declarou o parlamentar, fundamentado nas queixas da população e nas falhas que prejudicam o atendimento ao público, como a falta de médicos nos postos de saúde, principalmente na zona rural de Penedo, e o consequente aumento da demanda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Para reduzir a quantidade de atendimentos na UPA, Dr. Raimundo sugere mudança no horário de funcionamento dos postos de saúde situados nos bairros de onde partem a maioria dos pacientes atendidos na UPA entre as 18 horas e 22 horas. Após funcionar normalmente no turno matutino, o atendimento ao público deixaria de ocorrer na parte da tarde, sendo reaberto com equipe médica completa entre as seis e as dez horas da noite.

Equiparação salarial para agentes

Ainda na sessão de quinta-feira, 11, Dr. Raimundo requereu equiparação salarial entre os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, proposta que já tramita no Congresso Nacional para igualar o salário das duas categorias fundamentais para os serviços de saúde pública em Penedo e no Brasil.