Câmara Municipal de Penedo recebeu prestação de contas de dois quadrimestres
Ascom CMP
A Câmara Municipal de Penedo (CMP) recebeu a prestação de contas da Secretaria de Saúde referente ao último quadrimestre de 2020 e o primeiro quadrimestre de 2021. Realizado conforme a legislação exige, com audiência pública, a apresentação dos dados foi seguida de questionamentos dos vereadores.
Após a exposição feita por equipe técnica da pasta da Prefeitura de Penedo durante cerca de 1h40, o Presidente Júnior do Tó (Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior) passou a palavra aos edis, conforme ordem de inscrição no plenário.
O primeiro a se pronunciar foi o Vereador Roberto da Farmácia (Paulo Roberto Ferreira). “A gente fica muito feliz ouvindo Vossa Excelência fazer uma prestação de contas simples, porém muito explicativa”, frisou sobre as intervenções do Secretário Guilherme Lopes sobre diversos aspectos dos dados apresentados e parabenizando pelos projetos anunciados para atender a zona rural.
Vereador Dr. Epson
O Vereador Dr. Epson (Epson Valente Costa) também elogiou a prestação de contas. “O que se viu hoje aqui foi uma explanação bem feita dos técnicos da Secretaria e, como seu representante maior, Secretário Guilherme, quero lhe parabenizar e dizer que Penedo está de parabéns”, concluindo seu comentário dizendo que o município vive uma nova era, com Ronaldo Lopes à frente da administração municipal.
Dr Epson destacou ainda as dificuldades que existem para alcançar as metas determinadas pelo governo federal, falando de sua preocupação com índices abaixo dos estipulados para campanhas de vacinação, exceto a de BCG, conforme os números apresentados.
A resposta imediata veio do setor responsável, informando que o Ministério da Saúde está perdendo dados durante a migração de registros que faz para as diferentes plataformas que utiliza. Além disso, o município dispõe de banco próprio de informações e pode mostrar o panorama real das campanhas, informe determinado pelo gestor da pasta para posterior envio à Câmara.
Vereador Sargento Marival
O Vereador Sargento Marival (Marival Oliveira) enalteceu a prestação de contas e a importância, para o morador da zona rural, do programa Saúde Por Todo Canto, frisando a necessidade de disponibilizar transporte para as comunidades adjacentes até o povoado onde o mutirão de saúde vai acontecer.
Além disso, o parlamentar alertou para a necessidade de retorno dos exames que serão realizados, sem que o paciente precise se deslocar até a cidade para pegar o resultado. Marival Oliveira frisou que o cotidiano do agricultor, a distância para o centro urbano e até o transporte são motivos para que a assistência tenha continuidade, acrescentando a necessidade de solução para a demanda reprimida de consultas, cirurgias e exames.
Todos esses aspectos apontados pelo Vereador Sargento Marival também estão contemplados, inclusive por meio do programa Acelera Saúde, informou o Secretário Guilherme Lopes, acrescentando que todas as 20 unidades de saúde de Penedo estão com médico desde a última segunda-feira, 16.
Vereador Denys Reis
As respostas apresentadas na audiência pública e as ações planejadas também mereceram apoio do Vereador Denys Reis, destacando o papel da Câmara Municipal de Penedo. “Esta casa tem o papel de fiscalizar e também de trabalhar em harmonia e equilíbrio com o Executivo”, disse o parlamentar, parabenizando a gestão que atua em parceria, independente de questões partidárias.
“Isso nos deixa feliz, porém vigilantes para que a gente possa estar melhorando a cada momento, aprendendo com as dificuldades”, comentou Denys Reis ao falar de sua preocupação com a assistência pós-Covid, inclusive como membro da comissão interssetorial que elaborou o protocolo de retorno às aulas presenciais em Penedo, frisando a necessidade de acompanhamento psicológico para a comunidade escolar.
Guilherme Lopes parabenizou o apoio do parlamentar e as proposições que ele apresenta, informando que o Ministério da Saúde planeja desativar os centros de triagem para covid para que passem a funcionar como espaço de assistência para o pós-covid, adaptação que depende de maior redução de casos confirmados da doença, número cada vez menor em função da campanha de vacinação que em Penedo é realizada de forma exitosa.
Vereador Rodrigo Regueira
Já o Vereador Rodrigo Regueira questionou o Secretário Guilherme Lopes sobre a necessidade de apoio 24 horas para transporte de moradores da zona rural de Penedo, assistência específica para situações de emergência relacionadas com casos de saúde.
“A gente é questionado diariamente nos povoados sobre esse serviço, o povo precisa de um amparo”, justificou o parlamentar, sugerindo a criação de polos regionais na zona rural que pudessem ser acionados para socorro imediato mediante contato por telefone.
Em sua resposta, o gestor da Secretaria de Saúde informou que está licitando duas ambulâncias para transporte exclusivo de moradores da zona rural. O serviço terá mais um veículo da frota da pasta, uma central funcionando em Penedo e uma base no povoado Palmeira Alta, com sistema de comunicação por radioamador devido a ausência de cobertura apenas por telefonia celular.
O Vereador também perguntou sobre a remoção dos veículos envolvidos em acidentes de trânsito ou apreendidos pela polícia colocados em frente ao antigo ginásio do SESI, colocando em risco moradores por se tornarem propícios para proliferação da dengue.
Guilherme Lopes disse que, apesar de não ser de responsabilidade do município, irá manter contato com a Secretaria de Segurança Pública para tentar resolver a situação que também causa um impacto negativo em dos principais acessos à cidade.
Vereador Irmão João
Também em nome da comunidade da zona rural, o Vereador Irmão João (João Ferreira da Silva) apresentou um pleito ao Secretário Guilherme Lopes, relacionado com o transporte do pessoal para atendimento em Maceió.
Como a saída ocorre ainda de madrugada e só se chega em casa quando no período da noite, as pessoas pedem carro saindo pela manhã para quem vai ser atendido somente de tarde.
O responsável pelo setor explicou ao parlamentar como é feita a logística do Tratamento Fora de Domicílio pela Secretaria de Saúde de Penedo, provavelmente o único município do estado com transporte por turno para TFD na capital alagoana, frisando o aumento da pessoas da nossa zona rural com necessidade de tratamento oncológico..
O Vereador Irmão falou ainda sobre o atendimento médico disponível à noite no posto da comunidade Cooperativa 1, agradecendo pelo serviço que viabiliza acesso do trabalhador rural do campo e as ações realizadas nos 8 meses do governo Ronaldo Lopes.
Vereadora Raquel Tavares
A questão da assistência para as pessoas que dependem do TFD também foi abordada por Raquel Tavares, uma das fundadoras da ACRESC, entidade que presta diversos serviços na área de saúde, inclusive para pacientes do SUS.
“A gente precisa de uma solução, só sabe quem passa. Sair daqui três e meia da manhã, chega em Maceió, tem que ficar esperando até o último paciente, pra chegar aqui em Penedo nove, dez horas da noite”, relatou a vereadora sobre a situação de pacientes debilitados pela quimioterapia que esperam o momento de regressar numa praça, muitos sem dinheiro pra comprar um lanche.
A solução proposta por Raquel Tavares é a instalação de uma casa de apoio para pacientes de Penedo em Maceió.
Além disso, ela pede mais atenção sobre o acompanhamento do agendamento das consultas, desmarcadas sem conhecimento do paciente; maior distribuição de próteses; transporte para que moradores da zona rural não percam consultas com médicos especialistas; e dados sobre casos de dengue, conforme fez por requerimento e não recebeu retorno.
Vereador Valdinho Monteiro
O Vereador Valdinho Monteiro cobrou respostas aos requerimentos que fez e questionou o Secretário Guilherme Lopes sobre o pagamento do Previne Brasil, incentivo do governo federal destinado ao pessoal que trabalha na rede de atenção básica da saúde.
“Qual é a dificuldade de fazer esse repasse aos servidores?”, indagou o parlamentar que recebeu elogios do gestor da pasta pela forma de cobrar melhorias para a população, sem demagogia. Sobre o Previne Brasil, o secretário informou que apresentou proposta aos servidores para regularizar o repasse, a partir de janeiro do próximo ano, com retroativo.
Valdinho Monteiro também questionou a respeito do posto de saúde do povoado Palmeira Alta, onde a unidade foi reformada, mas a comunidade continua sendo atendida em imóvel alugado e inadequado.
O secretário disse que a empresa responsável pelo serviço está sendo cobrada para fazer os ajustes apontados sobre a obra que o município.
Sobre as ambulâncias para os povoados, Valdinho Monteiro considera que três são insuficientes e sugere a disponibilização de carros de apoio para situações que não exigem o uso de ambulância.
O vereador falou ainda sobre a dificuldade da população para conseguir exame de ultrassom e esteve no Centro de Diagnóstico, onde foi informado do limite de 18 procedimentos por unidade de saúde, solicitando ampliação da quantidade.
Guilherme Lopes disse que o programa Acelera Saúde tem como objetivo solucionar essa questão da demanda reprimida por exames, consultas e cirurgias.
Vereador Bili Marques
Os vereadores penedenses estão, no seu cotidiano, em contato com a população. Da relação direta surgem as reivindicações que são levadas ao plenário da casa legislativa pelos representantes do povo na casa legislativa.
“Nós fazemos aquilo que a comunidade realmente pede”, afirmou o Vereador Bili Marques (Josué Marques da Silva) sobre o trabalho parlamentar, tema que destacado no início de sua participação durante a audiência pública sobre a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde a respeito do último quadrimestre de 2020 e o primeiro quadrimestre deste ano.
O experiente parlamentar destacou a experiência do Secretário Guilherme Lopes como assessor legislativo e que, apesar de jovem na idade, demonstra competência para administrar a pasta, ressalvando que as demandas mudam constantemente.
“Nós ainda temos muito por fazer porque, a cada dia, nascem pessoas, é mais alguém para se tratar. Os números sempre aumentam “, disse Bili Marques, e os trabalhos desenvolvidos atualmente, questionando sobre qual será o uso do antigo Semep.
Guilherme Lopes informou que o local funcionará como Centro de Referência para Saúde da Mulher, Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas e também para instalação de uma nova central de esterilização de materiais, do Laboratório Municipal e possivelmente de uma unidade do Hemoar, pleito encaminhado ao governo estadual.
Presidente Júnior do Tó
O Presidente Júnior do Tó encerrou a audiência pública, parabenizando o trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e o gestor que está se mostrando à altura do cargo, acrescentando um breve histórico sobre os antecessores no comando da pasta e os avanços alcançados a partir de 2010.
Em seu terceiro mandato à frente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Penedo, Júnior do Tó frisou que um dos compromissos que assumiu e cumpre desde sua primeira eleição para presidir a casa legislativa é a realização das audiências públicas sobre a prestação de contas da Secretaria de Saúde.