No uso da tribuna na Casa de Leis Penedense nesta quinta (16/02), o Vereador Antônio Nelson (Nelsinho) falou sobre um dos assuntos que tem tido grande repercussão entre a população penedense, a conta de água fornecida pelo Serviço de Água e Esgoto – SAAE de Penedo.
Nelsinho destacou que a falta de informação sobre algumas atitudes da autarquia tem lhe dado algumas preocupações. Ele destacou em sua fala que no segundo mandato do prefeito Marcius Beltrão, o mesmo aumentou a conta de água para 22%, alegando dentre outras coisas da elevação da conta de energia elétrica que efetivamente causa também a necessidade de gastos a mais para fornecimento de água tratada para população penedense. O que causa estranheza para o vereador é que já no início deste ano, o SAAE já elevou mais uma vez a tarifa cobrada para 16%.
“Senhores vereadores, o que eleva o aumento da conta de água, primeiramente é a inflação, segundo é o aumento da tarifa de energia. A inflação esse ano foi de 7.5%, a energia tem baixado constantemente porque hoje está sendo feito um cálculo bimestral, e a energia tem mês que aumenta, tem mês que diminui, e ela tem se mantido estável há quase um ano, então não justifica o SAAE tem aumentado 16% na tarifa de água e deixando muita gente com a mão na cabeça sem conseguir pagar sua conta”. Afirmou o Vereador Nelsinho.
O parlamentar ainda explanou que tem recebido diversas reclamações de pessoas que tem sofrido por conta de água elevada, e ainda afirmou que até na casa do próprio parlamentar, a tarifa vem de forma bastante alta.
Nelsinho destacou que a Câmara de Penedo deveria tomar atitude em saber primeiramente o que está acontecendo na autarquia, pois segundo ele, tem cinco anos que o SAAE não vai até o Poder Legislativo Penedense prestar contas aos vereadores que só sabem do aumento nas tarifas quando a população reclama tanto pessoalmente como nos veículos de comunicação.
Presidente Júnior do Tó sugere uma conversa direta com o SAAE
Intervindo na fala do nobre vereador, o Presidente da Câmara Municipal de Penedo, Júnior do Tó, sugeriu ao colega parlamentar para que se fizesse uma sessão onde responsáveis técnicos e legais da autarquia pudessem ir até a Casa de Leis para dar melhores explicações sobre o aumento na conta de água e também sobre outros assuntos relacionados ao serviço público de água. Outra sugestão do presidente seria a criação de uma comissão de três ou quatro vereadores para que se dirigissem até a autarquia em busca de mais informações.
Júnior do Tó alegou que vem tendo conversas com o Procurador Geral do Município e Diretor Interino do SAAE:
“Venho conversando muito com ele sobre o SAAE. Todos sabem que o Dr. Francisco Gerra é um apaixonado por Penedo e pelas coisas de Penedo. E ele tem falado muitas coisas pra mim e tem tomado muitas decisões, e pela postura que ele tem tomado no SAAE, eu acredito que se algum vereador, ou dois ou três irem até lá, conversar com ele, ele vai dizer quais as medidas que está tomando.”. Explanou Júnior do Tó.
O Presidente relatou que essa medida seria bem plausível no sentido de realizar uma consulta ao diretor interino para saber até que ponto este reajuste é necessário.